O fim é melhor do que o começo

Talvez você olhe para os últimos anos e imagine não ter conseguido nada de relevante nesse período, mas a vontade de Deus é que cresçamos e progridamos continuamente, para que hoje sejamos melhores que ontem e amanhã sejamos melhores que hoje.

Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar com QR CODE

"Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas". Eclesiastes 7:8

'Melhor é' é uma expressão comum na Bíblia; Salomão, em sua sabedoria, a usou com certa frequência; e se assim está escrito, é porque realmente é. Mesmo assim, há quem duvide; muitos até dizem o contrário: “no começo, tudo são flores”. Para muita gente, é melhor pensar que o começo é melhor, pois é quando são mais jovens e têm mais vigor para correr atrás de seus sonhos, interagir com outras pessoas e conquistar metas. O começo de um casamento, o início de um curso, os primeiros anos no trabalho, de fato, parecem melhores, mas o começo é apenas uma iniciação, um treinamento para que mais à frente estejamos amadurecidos e possamos usufruir da boa semeadura que fizemos. O que semeamos e construímos hoje é o que determinará o que obteremos no final. A semeadura é feita no início, mas o final é que conta.

Para tanto, precisamos compreender que o tempo de que dispomos e as oportunidades que nos são dadas constituem a diferença entre uma vida próspera ou não — e uma vida de sucesso e prosperidade não significa apenas nas coisas materiais — mas muita gente não entende isso e não consegue aproveitar as chances que lhe são dadas. Em um curso, por exemplo, há os que aproveitam o tempo e a oportunidade para se aperfeiçoarem e adquirirem conhecimento, mas há também os que levam o curso de qualquer jeito. Ambos o concluem, mas apenas um terá um bom final. “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.” Salmos 126:5.

Como podemos ver, a questão não é o tempo de que dispomos, mas o que fazemos com ele. Além disso, a vitória não é dada àquele que inicia bem, mas ao que persiste debaixo da vontade de Deus. Muitos são os que começam com entusiasmo, mas esmorecem e desistem, afastam-se da igreja e abandonam a fé em Jesus; esquecem que a bíblia diz para perseverarmos até o fim, “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” Hebreus 12:1. Sejamos pois perseverantes, certos de que é no final que cessarão o choro e as angústias; no final é que seremos coroados. Prossigamos para o alvo, com olhos fitos em Cristo e valendo-se das ferramentas que Ele tem nos dado pra avançarmos e terminarmos bem essa jornada.

Portanto, não sinta-se frustrado achando que o melhor da sua vida já passou; vários foram os homens chamados por Deus após certa idade. Não sabemos como será o nosso futuro, mas é semeando bem hoje que haveremos de colher os bons frutos no final; para que assim a Palavra de Deus se concretize em nós, mostrando-nos que melhor é o fim das coisas do que o seu início.

Algumas referências bíblicas: Eclesiastes 7:8, Salmos 126:5, Hebreus 12:1,2, Filipenses 3:13,14, II Coríntios 4:8, II Coríntios 4:17,18

Comentários