PUBLICIDADE
Holder Engenharia
Rio Grande do Norte, 19 de Abril de 2024
COMPARTILHE

CRAS Abolição IV realiza atividades físicas para grupo de mulheres e idosos

Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021 | 3 min de leitura
PUBLICIDADE
Salute Institucional


Com o intuito de ajudar mulheres e idosos a realizarem atividades físicas, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do conjunto Abolição IV iniciou o CRASFit. A ação surgiu para ajudar esse público-alvo que estava sem realizar nenhuma atividade física por conta da pandemia.

As atividades acontecem no CRAS Abolição IV, em uma área aberta e cumprindo todos os protocolos de segurança orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O CRASFit foi uma ideia que surgiu para ajudar a idosos e mulheres que estavam em casa sem realizar nenhuma atividade física. Tentamos iniciar o projeto com aulas remotas. Alguns idosos estavam com os aparelhos celulares desatualizados, outros não conseguiam mexer nos celulares e não conseguimos ir adiante. Recentemente recebemos um TNM (Técnico de Nível Médio) no CRAS através de processo seletivo. Ele é formado em Educação Física. Então, repassei a ideia para ele e iniciamos a atividade”, explicou a coordenadora do CRAS Abolição IV, Eliana Oliveira.

A coordenadora disse que o intuito do CRASFit é mostrar a importância da atividade física. E contou que todos elogiaram a iniciativa. As aulas são realizadas quatro dias por semana. As segundas e quartas voltadas aos idosos; terças e quintas às mulheres.

“Começamos a atividade com 10 pessoas na última segunda-feira e foi muito bom. Eles ficaram muito agradecidos pela iniciativa. Nessa terça-feira foi com um grupo de mulheres. A gente está começando com apenas 10 pessoas por atividade. As pessoas fazem alongamentos porque nessa época de pandemia elas não podem ficar sem se exercitar. O maior intuito da gente é esse da importância da educação física”, frisou.

“Uma revisão sistemática realizada por Chastin et al (2021) mostrou que a atividade física regular fortalece o sistema imunológico, reduz em 37% o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas e aumenta significativamente a eficácia das campanhas de vacinação”, completou Eliana.

Fonte: Prefeitura de Mossoró