PUBLICIDADE
Holder Engenharia
Rio Grande do Norte, 19 de Abril de 2024
COMPARTILHE

Encontro virtual reúne professores de Artes da Rede Municipal de Ensino

Terça-Feira, 27 de Julho de 2021 | 3 min de leitura
PUBLICIDADE
Welike Agência


SME

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, realizou na segunda-feira (26), o VIII Encontro Sícrono, que faz parte da Formação de Artes (FormARTES), que neste mês completa 21 anos de existência. O encontro virtual reuniu os professores da disciplina de Artes da Rede Municipal de Ensino e contou com a palestra de Kaline Sampaio de Araújo, servidora da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

A palestrante Kaline Sampaio debateu o tema “O roteiro como ferramenta de construção de recursos audiovisuais na educação”, e conversou sobre as temáticas: roteiro audiovisual, imagem, fala, cenas, roteiros, tipos de vídeos, videoaula explicação direta, narrativa, animação, entrevista, a escrita como a fala diretamente do aluno, conceitos e termos técnicos. “Debatemos de forma bem prática para que os assuntos possam ser aproveitados pelos professores, utilizando os conteúdos no dia a dia das aulas”, frisou Kaline Sampaio.  

 

Para a assessora pedagógica da SME, Adeilza Gomes, o objetivo do encontro é sensibilizar o outro para buscar a autoformação, refletindo a prática educativa a partir dos diálogos estabelecidos nesse ponto. “Considerando as possibilidades do ensino remoto em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, nós estamos tendo um tema transversal com a ideia do roteiro como ferramenta que transversaliza todas as áreas de conhecimento”, frisou a professora Adeilza Gomes.

 

No momento chamado “Leitura Poiésis”, foi exibido um vídeo “Evolução das tecnologias na educação”, e em seguida, a professora de Artes Tercia Souza deu um depoimento explicando como trabalhou o mesmo com os alunos em sala. “Na escola tivemos um projeto sobre a escrita, e eu pesquisando encontrei esse vídeo que mostra a evolução da escrita. Adentrei na história, fizemos uma linha do tempo, realizamos um desenho como se estivéssemos na pré-história, e cada aluno desenhou o seu cotidiano. Fomos evoluindo até chegarmos na era da tecnologia”, afirmou a professora Tercia Souza.

Fonte: Prefeitura de Natal