PUBLICIDADE
Jobs Coworking - Escritório Compartilhado
Rio Grande do Norte, 29 de Março de 2024
COMPARTILHE

Enterrando o futuro do Brasil

Domingo, 17 de Janeiro de 2021 | 4 min de leitura
PUBLICIDADE
Jobs Coworking - Escritório Compartilhado


Por: André Penaforte (Professor)

                O fracasso retumbante da educação brasileira não é novidade pra ninguém, ocupamos, desde longa data, as últimas posições nos testes internacionais, como se os últimos lugares já não fosse fundo o bastante, conseguimos afundar ainda mais, ano após ano.

                Mais assustador que o fracasso educacional é a falta de percepção para compreender o problema e, a posteriori, aplicar a solução. Como encontrar a solução para um problema que desconhecemos?

                Ortega e Garsset, no seu livro, a rebelião da massa, tece uma crítica ao filtro de realidade que o homem massa utiliza para analisar o mundo, onde o sucesso é medido pela quantidade e não pela qualidade, nessa perspectiva, a melhor educação é mais cara, logo a solução é meramente matemática, basta jogar mais dinheiro e tudo se resolve. Seria possível estar mais errado?

                Quando esses homens massa chegam ao poder, correm para redigir projetos de lei que aumentam impostos, destinando mais dinheiro para a educação, aumentam os recursos do MEC, do FUNDEB, do PNLD, aumentos quantitativos significantes, que quando avaliados em qualidade resultam num dos piores ensinos do mundo, mas isso não parece importar, é só aumentar mais os impostos e colocar mais dinheiro na educação, um ciclo de fracassos sem fim, a população ver seu dinheiro sendo progressivamente roubado pelo estado, usado para enriquecer funcionários públicos, que nada dão em troca além da pior educação possível, o homem massa fica cada vez mais pobre e não para de aplaudir e pedir mais e mais dinheiro para a educação, ‘’a definição de loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes’’ (Albert Einstein).

                Se um dia mudarmos o filtro de realidade do homem massa, fazendo com que ele passe a medir o sucesso com base na qualidade e não na quantidade, teremos as condições necessárias as mudanças que resolveriam esse problema, teríamos as ferramentas para remover os pregos que selam a tampa do caixão utilizado para enterrar o futuro das nossas crianças.