PUBLICIDADE
Salute Institucional
Rio Grande do Norte, 16 de Abril de 2024
COMPARTILHE

Governo de Biden reconhecerá presidência de Guaidó e pretende "restaurar democracia" na Venezuela

21/01/2021 11:25 | 2 min de leitura
PUBLICIDADE
Welike Agência


O secretário de Estado de Joe Biden, Antony Blinken, afirmou durante sabatina com senadores nesta terça-feira, 19, que o novo governo norte-americano deve continuar a reconhecer Juan Guaidó como presidente da Venezuela, decisão instituída no governo do republicano Donald Trump.

Questionado pelo parlamentar Marco Rubio, da Flórida, sobre se as sanções ao país latino mudarão no novo governo, Blinken foi categórico e afirmou que a assembleia nacional da Venezuela é a única instituição vista como democraticamente eleita pelos Estados Unidos. “Nós precisamos de uma política mais efetiva para restaurar a democracia do país, começando com eleições livres e justas”, afirmou.

O secretário disse, porém, que não considera as sanções atuais como efetivas para o país e citou a necessidade de dar assistência humanitária aos que sofrem com a ditadura de Maduro e aos países vizinhos que recebem a população refugiada. A sabatina de Blinken durou pouco mais de quatro horas e, além da Venezuela, ele falou de uma série de assuntos da política internacional do país, como a relação com a China, com o Irã e com a Ucrânia.

A conversa com os senadores foi realizada um dia antes da posse de Joe Biden, que foi reconhecido como presidente dos Estados Unidos em cerimônia nesta quarta-feira, 20, sem a presença de Donald Trump.