PUBLICIDADE
Jobs Coworking - Escritório Compartilhado
Rio Grande do Norte, 29 de Março de 2024
COMPARTILHE

Hepatites virais: ação de Saúde orienta, testa e vacina trabalhadores do Aterro Sanitário 

Terça-Feira, 27 de Julho de 2021 | 3 min de leitura
PUBLICIDADE
Welike Agência


Trabalhadores do aterro sanitário de Mossoró foram contemplados na manhã de hoje (27), com uma ação de saúde no próprio local de trabalho. Equipes do Programa HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) forneceram orientações, realizaram testes e aplicaram vacinas contra  Hepatite B, Influenza e Tétano.

A ação faz parte de um cronograma pensado para o Julho Amarelo. "Visamos alertar a população sobre a necessidade de se cuidar mais, de se prevenir e diagnosticar. Dia 28 de julho é o dia mundial de luta contra as hepatites virais e estamos com essas ações na cidade. Hoje, estamos ofertando a testagem para essas doenças, a hepatite C e a hepatite B para fazermos também essa busca ativa e vacinando", disse Conceição Melo, responsável técnica do Programa Municipal HIV/AIDS e Hepatites Virais.

No aterro, segundo Morgana Dantas, secretária de Saúde do município, o objetivo é atender trabalhadores vulneráveis e suscetíveis aos riscos. "Estamos aqui atendendo trabalhadores que correm diversos riscos, lidando com a coleta e o descarte de lixo e que muitas vezes não possuem tempo disponível porque entram no trabalho muito cedo e saem muito tarde. Então estamos encontrando muita receptivadade desse público e ficamos felizes em retomar com essa importante ação de saúde preventiva", disse Morgana.
 

Milhões de casos no mundo

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. A hepatite é evitável, tratável e no caso da hepatite C, curável.
 
O Dia Mundial das Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado anualmente em todo o território nacional, no mês de julho, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Fonte: Prefeitura de Mossoró