PUBLICIDADE
Salute Institucional
Rio Grande do Norte, 19 de Abril de 2024
COMPARTILHE

Nuvem de poeira “Godzilla” sai do Saara e atinge países na América

Sexta-Feira, 26 de Junho de 2020 | 3 min de leitura
PUBLICIDADE
Holder Engenharia


Atualização (26 de junho 12h06)

Enorme mancha opaca com poeira do deserto africano é a mais densa já registrada em meio século.

Imagens de satélites detectaram a enorme mancha opaca, que consiste em uma massa de ar muito seco com poeira do deserto africano, que está se movendo em direção às Américas.

Segundo a BBC, fenômenos como a “Godzilla” são comuns e ocorrem anualmente. No entanto, de acordo com cientistas que acompanham o caso, a nuvem se intensificou este ano e já é considerada, segundo meteorologistas, a mais densa já registrada em meio século.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a nuvem continuará se movendo rumo ao Oeste pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, América Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos nos próximos dias, e de acordo com as novas atualizações, O Brasil não deve ser atingido.

Imagens de satélite mostram o percurso que a tempestade está se deslocando


Riscos para a saúde

A qualidade do ar é consideravelmente afetada, impactando na saúde humana. O ar seco e empoeirado tem 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica, o que pode afetar drasticamente a pele e os pulmões. O alto teor de partículas também pode ser fatal para pessoas com problemas respiratórios, causando alergias e irritações nos olhos.

No domingo (21), o departamento de Saúde de Porto Rico determinou em alerta emergencial que pessoas com problemas respiratórios e alergias deveriam redobrar a proteção e as medidas de cautela.