PUBLICIDADE
Salute Institucional
Rio Grande do Norte, 16 de Abril de 2024
COMPARTILHE

Prefeitura de Mossoró entrega certificado SISBI/POA a empresas mossoroenses

Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021 | 7 min de leitura
PUBLICIDADE
Welike Agência


O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) entregou nesta quarta-feira, 28, o selo SISBI/POA para as empresas do Tabuleiro e Miranda Alimentos Especiais. A cerimônia aconteceu no salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, sede do Executivo mossoroense.

A médica veterinária do SIM, Allany Medeiros disse que as empresas atenderam a critérios técnicos, conseguindo a adesão ao sistema e que a partir desse momento elas passam a comercializar legalmente seus produtos em todo o território nacional.

“Existem legislações específicas de cada cadeia produtiva e que essas empresas precisam cumprir para dizer que estão produzindo produtos sanitariamente seguro. Ao longo desses meses estivemos ativamente trabalhando junto as empresas e acompanhando passo a passo o cumprimento dessa legislação. O Serviço de Inspeção Municipal redobra sua responsabilidade, pois antes era apenas para comércio local com um quantitativo reduzido de pessoas e agora passa a poder comercializar em todo o país”.

O Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) oferece garantia de que o produto de origem animal produzido pode ser comercializado em todo o País de forma segura, em condições higiênico-sanitárias adequadas, seguindo padrões técnicos de produção.

Ainda de acordo com Allany, as duas empresas já são cadastradas no SIM/Mossoró. A veterinária ressalta que poucas empresas no Brasil já conseguiram essa adesão e que o Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró é um dos poucos aptos a liberar esse selo para empresas cadastradas.

O prefeito Allyson Bezerra destacou o trabalho do SIM e comemorou que mais empresas instaladas na cidade possam comercializar seus produtos de forma legal e segura para todo o país.

“São duas empresas daqui de Mossoró que estão tendo a oportunidade de receber o selo que vai dar oportunidade de sair de um mercado de 300 mil de consumidores, que é a população de Mossoró, para um mercado nacional de mais de 200 milhões consumidores, são pessoas que vão consumir os produtos produzidos aqui em Mossoró. Essas empresas são genuinamente da nossa cidade. Foram criadas aqui e estão empregando mossoroense e agora vão ampliar seu mercado”.”

Com a adesão, o incremento econômico/financeiro dessas empresas possibilitará aumento da comercialização, investimentos futuros e uma série de oportunidades também para produtores locais, além da atração de outras indústrias para a instalação no município e polo regional.

“Nós estávamos certificados em comercializar localmente e com o SISBI as fronteiras se abriram. A partir desse momento a Miranda permite trabalhar seus produtos em todo o território nacional e expande a nossa capacidade produtiva, geração de emprego e a renda girando aqui em nosso município. É extremamente importante a gente abrir esse leque de opções”, enfatizou Wandeberg Costa, da Miranda Alimentos.

“Todo o empresário almeja ter esse selo. O selo SISBI dar a validação para a gente distribuir todos os nossos produtos com garantia de qualidade, que é o mais importante na mesa de todo o consumidor para todo o Brasil. Hoje poderemos expandir a nossa capacidade para todo o Brasil e temos condições de gerar mais emprego, gerar renda. Hoje é um marco para agente. Você não imagina a felicidade com essa conquista que tivemos hoje”, comemorou Eduardo de Melo da Tabuleiro Laticínios.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mossoró, Faviano Moreira, disse que é uma satisfação muito grande em entregar um produto que vai ser comercializado nacionalmente.

“É uma satisfação para todos nós. Na hora que você tem um produto que vai ter aquele carimbo ‘Made in Mossoró’ é uma satisfação e orgulho muito grande”, felicitou o titular da pasta que informou ainda que Mossoró é o único município do Rio Grande do Norte a apresentar condição de fornecer o selo.

Fonte: Prefeitura de Mossoró