PUBLICIDADE
Jobs Coworking - Escritório Compartilhado
Rio Grande do Norte, 28 de Março de 2024
COMPARTILHE

Secretaria de Agricultura divulga ações realizadas nos 100 primeiros dias

Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021 | 4 min de leitura
PUBLICIDADE
Jobs Coworking - Escritório Compartilhado


A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou as ações realizadas nos primeiros 100 dias da atual gestão. O titular da pasta, Faviano Moreira, ressaltou o empenho de toda a equipe da secretaria em resolver os problemas que surgem.

“Nesses 100 primeiros dias a frente da Agricultura a nossa equipe teve um trabalho intenso, principalmente com relação as demandas hídricas onde dessalinizadores e poço. Nós já fizemos a manutenção de cerca de 82 equipamentos. Tivemos também a ação muito forte da equipe técnica, onde somente da parte veterinária tivemos mais de 175 produtores visitados e mais de 4 mil animais vistoriados”.

Outro ponto destacado por Faviano Moreira é o Programa Semear. Segundo o secretário, houve já a visita a mais de 600 agricultores. “nós já realizamos a visita em mais de 600 agricultores in loco onde esses agricultores já foram orientados com relação aos cortes de terra, os plantios. Cadastramos mais de 4,5 mil agricultores para receber o óleo diesel para esses cortes de 109 comunidades”.

O secretário também destaca o forte apoio para o projeto Rota do Cordeiro, em parceria como o Ministério do Desenvolvimento Regional junto com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Mossoró.

“Ao longo desses três meses nós visitamos mais de 70 comunidades rurais de apoio e serviço. Das 137 comunidades nós conseguimos visitar 73 nesse período”, explicou.

Faviano Moreira diz que a perspectiva para o restante do ano é seguir o que foi planejado que é realizar visitas em todas as comunidades com apoio técnico minimizando os problemas de recursos hídricos dessas comunidades fornecendo respostas rápidas tão logo o problema ocorra e, sobretudo, fazer o trabalho preventivo da parte do sistema de recursos hídricos.

“É colocar as equipes em campo para que ela der o suporte ao agricultor que muitas vezes não tem a possibilidade de uma condição de ter o veterinário, engenheiro agrônomo na sua propriedade”.

Por fim, o secretário enaltece as importantes parcerias que a pasta municipal participa. “Nós já temos contato avançados com a Petrobras, com a plataforma Mais Brasil do Governo Brasil, onde estamos elaborando projetos para que a gente possa ter o apoio dessas parcerias para também ajudar no desenvolvimento da zona rural de Mossoró”, concluiu.

AÇÕES

* 37 comunidades com poços ou bombas que passaram por manutenção mecânica, hidráulica ou elétrica;

* 45 dessalinizadores que passaram por manutenção

* 15 comunidades com 175 produtores visitados e 4.430 animais vitoriados pela assistência Veterinária

* Programa SEMEAR: 4524 agricultores cadastrados de 109 comunidades. Até o dia 07/04 foram liberados 76.453 litros de óleo diesel. 600 agricultores já tiveram a visita da equipe da SEADRU para vistoriar e orientar o corte de terra.

* Atendimento de 17 produtores da rota do cordeiro com uso do trator e implementos

* 73 comunidades visitadas nos três primeiros meses do ano

Fonte: Prefeitura de Mossoró