PUBLICIDADE
Salute Institucional
Rio Grande do Norte, 20 de Abril de 2024
COMPARTILHE

Secretaria de Saúde entrega nova sede para a Unidade de Vigilância em Zoonoses

Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020 | 10 min de leitura
PUBLICIDADE
Salute Institucional


A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), antigo Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró, agora conta com uma nova sede. Localizada em um espaço amplo, no Bairro Nova Betânia, a nova sede centralizará toda a parte administrativa da unidade, além de outros importantes serviços da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Mossoró.

Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini visitou a nova sede do UVZ acompanhada da Secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo. No local também funcionará a Rede de Frios, que concentrará todo o estoque de vacinas do Programa Municipal de Imunizações, e ainda o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST).

A Prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância do espaço para toda equipe da Vigilância em Saúde do Município. “Estamos entregando este espaço onde passa a funcionar a Unidade de Vigilância em Zoonoses, a Rede de Frios do Programa Municipal de Imunizações, que não tínhamos na prefeitura, e ficávamos dependendo da Regional de Saúde, agora vamos ter nosso espaço, nossos equipamentos, para agilizar e facilitar o trabalho, e o CEREST. Um espaço digno para bem atender, acolher, não só os usuários, mas também os nossos trabalhadores”, enfatiza.

Para a Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, a nova sede é uma grande conquista da Gestão Municipal. “Nós estamos entregando hoje a sede administrativa da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), além de outros importantes serviços. Mossoró está organizando uma rede de frios para que a gente possa ter nosso próprio armazenamento de vacinas para atender toda a demanda do município. Ganha Mossoró com isso porque é um projeto acalentado há muitos anos pelos profissionais do UVZ, que hoje está sendo entregue para dar mais conforto, mais comodidade não só para os servidores, mas também para os usuários que procuram para ter os serviços atendidos”, destaca.

A coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Teresa Cristina da Silva Moreira, fala da importância da nova sede. “Este espaço representa um grande benefício para nós servidores da UVZ. Aqui será uma extensão da Vigilância em Saúde, onde serão centralizados todos os protocolos da Unidade de Vigilância em Zoonozes e dará para toda a população mais acessibilidade aos nossos serviços. Desde 2015, quando foi fechado o CCZ, ficamos sem espaço para funcionar. E a atual gestão nos possibilitou essa nova e ampla sede. É um motivo de grande alegria”, afirma.

Ainda segundo a coordenadora da UVZ, no local reunirá a equipe que trabalha na parte de endemias, no combate as arboviroses, o trabalho de leishmaniose, de informação e educação em saúde, posto de vacinação de cães e gatos, além da parte de denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti.  

O coordenador municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, faz questão de ressaltar que o novo prédio será o coração da imunização do município. “Vamos ter um espaço para a parte administrativa, que funcionava no Centro Administrativo e teremos a nossa rede de frios, tão necessária, onde serão acondicionados todos os imunobiológicos, realizado o controle e a qualidade das vacinas para a distribuição para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Aqui vamos armazenar todas as vacinas, tanto as de campanha como as de rotina”, explica.

Já a coordenadora do CEREST Mossoró, Talitha Alves, lembra que o novo espaço além de proporcionar melhor atendimento da população, também representa melhor qualidade de trabalho para os funcionários do Centro de Referência. “Estamos nos mudando aqui para esse prédio novo com melhores instalações maior número de salas, onde funcionarão os serviços de psicologia, medicina do trabalho, fonoaudiologia, engenheiro de segurança, serviço social, entre outros atendimentos que oferecemos para toda população de Mossoró e região. Representa maior qualidade para a saúde da nossa equipe, já que nós também somos trabalhadores”, comenta.

A entrega da nova sede também contou com a presença dos vereadores, Izabel Montenegro, Francisco Carlos e Manuel Bezerra.

Fonte: Prefeitura de Natal