PUBLICIDADE
Welike Agência
Rio Grande do Norte, 28 de Março de 2024
COMPARTILHE

Startup de Curitiba cria teste rápido para coronavírus

Quinta-Feira, 19 de Março de 2020 | 4 min de leitura
PUBLICIDADE
Salute Institucional


 Como funciona o teste?

O Hilab (laboratório portátil) funciona com a ajuda de inteligência artificial e internet das coisas. A rapidez não é garantida por inovações na parte bioquímica do processo, mas sim no processamento de informações, que é acelerado pela tecnologia .

Qualquer exame realizado pelo Hilab é menos invasivo, basta apenas um furo na ponta do dedo do paciente, feito por algum profissional da saúde. Logo em seguida, a amostra é colocada dentro de uma pequena cápsula em contato com reagentes. Depois, tudo vai para dentro do dispositivo.

É dentro do Hilab que a tecnologia começa a agir. O aparelho cria uma versão digital da amostra e a envia, com uso de internet , para um laboratório físico em Curitiba, no Paraná. Lá, uma equipe de biomédicos conta com o auxílio de algoritmos da inteligência artificial para entregar o laudo dos exames.

“Você potencializa a capacidade humana e tem um suporte à decisão de forma mais clara. Aqui na Hi Technologies, a gente tem a pessoa laudando e a máquina fazendo a contra-prova, digamos assim”, explica Marcus Figueredo, CEO da empresa.

Os resultados de exames saem em questão de minutos, e são enviados diretamente para o paciente por SMS ou e-mail. No caso do teste para o novo coronavírus, o laudo sai em apenas 15 minutos .

Como utilizar o novo teste?

O dispositivo em si já é registrado na ANVISA e utilizado em diversas redes de farmácias brasileiras para outros exames sanguíneos. A expectativa da Hi Technologies é a de que, a partir da segunda quinzena de abril, o teste para o novo coronavírus já esteja disponível para essas farmácias parceiras. Entre elas, estão a Nissei, Panvel, Araújo, Raia Drogasil e Pague Menos.

Além da disponibilização do teste rápido do novo coronavírus em farmácias, a Hi Technologies também irá disponibilizá-lo para empresas interessadas em aplicá-lo a seus funcionários.

Em um comunicado oficial, a empresa Hi Technologies afirma, ainda, que pretende levar o teste rápido do novo coronavírus para o maior número de pessoas possível. “Iniciamos conversas com o Poder Público de vários estados, planos de saúde, hospitais e com outros grandes laboratórios do Brasil, para colocarmos nossa tecnologia a serviço destas instituições. Tentaremos atender o maior número possível de locais”, diz o informe.

Fonte: Tecnologia