PUBLICIDADE
Welike Agência
COMPARTILHE

Vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos devem chegar nesta sexta-feira a Mossoró

Atualizado há 5 dias | 3 min de leitura

As doses de vacinas da Pfizer destinadas à vacinação de crianças de 5 a 11 anos devem chegar ainda nesta sexta-feira (14) a Mossoró. A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que a imunização do público infantil deverá ser iniciada logo que os imunizantes estiverem disponíveis no município.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) divulgou uma nota técnica onde aponta que 28.809 crianças de 5 a 11 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19 em Mossoró. Porém, esse primeiro lote de vacinas enviado ao município contém apenas 1.710 doses.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização das crianças em Mossoró será realizada de forma escalonada, seguindo as orientações técnicas da Sesap. De acordo com a Nota Técnica Nº02/2022, a estratégia de vacinação inicial é que o imunizante seja destinado a crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas e em seguida para as demais crianças desse grupo.

Segundo a Nota Técnica Nº02/2022 do Ministério da Saúde, os fatores de risco para a COVID-19 grave em crianças relatados são: obesidade, diabetes tipo 2, asma, doenças cardíacas e pulmonares e doenças neurológicas; distúrbios do desenvolvimento neurológico e doenças neuromusculares.

A Secretaria de Saúde de Mossoró reforça também a importância dos pais realizarem o cadastro das crianças na plataforma RN+Vacina. Coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima explica que as pessoas que não conseguirem fazer o cadastro, o mesmo será feito no momento da vacinação.

 

Fonte: Prefeitura de Mossoró